Fimuv – Festival Internacional de Música de Paços de Brandão

Anna Fedorova

Recital de piano

Desde cedo, a pianista ucraniana Anna Fedorova demonstrou uma maturidade musical inata e habilidades técnicas incríveis. Sua gravação ao vivo do 2º Concerto para Piano de Rachmaninoff foi vista mais de 35 milhões de vezes no YouTube, tornando-se o concerto clássico mais assistido na plataforma. Desde a invasão russa da Ucrânia, Anna tem se dedicado completamente a organizar concertos beneficentes para as vítimas da guerra. Junto com vários amigos e músicos famosos, ela arrecadou mais de 500.000 euros para organizações de ajuda humanitária somente em março e abril de 2022.

Programa

  • Beethoven – Moonlight Sonatas
  • Chopin – 2 Noturnos
  • M. Falla: Amor Bruxo
  • Mussorgsky – Pictures of an Exhibition
Anna Fedorova

Anna Fedorova - Piano

Com mais de 40 milhões de visualizações, a gravação ao vivo de Anna Fedorova do 2.º Concerto para Piano de Rachmaninoff no Royal Concertgebouw tornou-se o concerto clássico mais visto no YouTube.

Concertgebouw de Amesterdão, o Carnegie Hall de Nova Iorque, o Royal Festival Hall, a Tonhalle de Zurique, o Théâtre des Champs-Élysées em Paris, o Teatro Colón em Buenos Aires, o Cadogan Hall em Londres, a série Louis Vuitton em Paris, a Filarmónica de Varsóvia, a Laeiszhalle de Hamburgo, o Palácio de Belas Artes na Cidade do México, são algumas das salas de concerto onde esta artista se apresenta regularmente.

Atuou com a Philharmonia Orchestra, a Royal Philharmonic, a Hong Kong Philharmonic, a Dallas Symphony, a Residentie Orkest, a Netherlands Philharmonic, a Camerata Amsterdam, a Orchestre Lamoureux, a Orchestre Chambre de Lausanne, a Tokyo Symphony, a Russian National Orchestra, a Utah Symphony e a Nordwestdeutsche Philharmonie, sob a batuta de maestros como Jaap Van Zweden, Jun Märkl, Benjamin Znaider e Carlos Miguel Prieto. Apelidada de “pianista da casa” pelo jornal Telegraaf, Anna Fedorova apresentou-se no Concertgebouw mais de 30 vezes, além de ter participado em várias transmissões online e televisivas.

É presença regular nos principais festivais de música, como os Festivais Verbier e Menuhin Gstaad na Suíça, o Stift Music Festival nos Países Baixos e o Chopin Festival.

Em julho de 2022, Anna atuou na abertura do festival Verbier sob a direção de Gianandrea Noseda com a Verbier Festival Orchestra.

Além disso, estreou-se no Festival Internacional de Piano La Roque d’Anthéron.
Juntamente com músicos amigos e conhecidos, angariou mais de 100.000 euros para organizações de ajuda humanitária a 6 de março de 2022 no Concertgebouw de Amesterdão.

Desde então, Anna realizou mais de 20 concertos de beneficência em março e abril de 2022, arrecadando mais de 500.000 euros.

No verão de 2022, Anna Fedorova foi convidada a ser a solista de piano da Ukrainian Freedom Orchestra. Entre 28 de julho e 20 de agosto, atuaram sob a direção de Keri-Lynn Wilson no Teatr Wielki – Polish National Opera, no Royal Albert Hall em Londres (num concerto televisivo para os BBC Proms), em Munique, no Konzerthaus Berlin, no Festival de Edimburgo, no Concertgebouw de Amesterdão, na Elbphilharmonie de Hamburgo, no Lincoln Centre em Nova Iorque e no Kennedy Centre em Washington.

Em 2018, Anna Fedorova assinou contrato com a Channel Classics Records para uma série de gravações. Até ao início de 2023, terá lançado três álbuns de piano solo, quatro álbuns de música de câmara e todos os Concertos para Piano de Rachmaninoff com a Sinfonieorchester St. Gallen.
Em 2022, Anna Fedorova e o contrabaixista Nicholas Santangelo Schwartz fundaram a Davidsbündler Music Academy em Haia.

Antes da abertura oficial da academia em setembro de 2022, a Davidsbündler Foundation já começou a oferecer educação musical de alta qualidade a refugiados ucranianos que fugiram para os Países Baixos.