Fimuv – Festival Internacional de Música de Paços de Brandão

Coro do CiRAC & Coros Amigos

Rodrigo Oliveira, Maestro

Maestro Fernando Cruz, Piano

“O concerto que se apresenta pretende associar algumas palavras como Som, Diversidade e Culturas. A música, seja orquestral ou coral, consegue transmitir através da sua melodia, da harmonia ou da prosódia, sensações que muitos não conseguem explicar. Num concerto culturalmente diversificado e muito centrado no século XX e XXI, interpretar-se-ão obras de compositores vivos e de origens distintas, permitindo assim, aos intérpretes e ao público, uma experiência musical enriquecedora. Adiemus de Karl Jenkins é a obra que serve de mote ao concerto. Numa linguagem totalmente inventada o principal objetivo é evocar sentimentos e imagens mentais sem a compreensão lógica de um texto e/ou poema, quebrando qualquer barreira cultural ou linguística, através da instrumentação e voz. Passaremos por compositores como Samuel Barber com Sure on this shining night ou John Leavitt com a sua Missa Festiva e African Alleluia.”

Programa

  • “African Alleluia”, John Leavitt
  • “Jubilate Deo”, Jay Althouse
  • “Missa Festiva”, John Leavitt
  • “Sure on This Shining Night” (Opus 13, No. 3), Samuel Barber
  • “Adiemus”, Karl Jenkins
  • “Exsultate, jubilate” (from Motets), Karl Jenkins
Coro do CiRAC

Coro do CiRAC

O Coro do CiRAC tem sede em Paços de Brandão. Foi formalmente fundado em 1976 e tem desenvolvido uma atividade musical Litúr­gico-profana, com uma incursão por estilos mu­sicais muito diversificados e arrojados.

A direção musical do Coro esteve a cargo, des­de a sua formação, dos maestros Mário Anacle­to (um dos fundadores do coro e do CiRAC), Emanuel André Melo, Silvina Tavares, José Resende, Georgina Teixeira, Ernesto Coelho e Vitor Sousa. Atualmente é seu diretor musical o maestro Rodrigo Oliveira.

Esteve presente em diversos encontros de coros, do Norte ao Sul do país. Participou em concertos em Aveiro, Viseu, Coimbra, Évora, Montemor-o-Novo, Faro, Porto, Lisboa, Ovar, Santa Maria da Feira, e em muitas outras localidades. Tem participado, desde a sua primeira edição, no Festival Internacional de Música de Verão de Paços de Brandão (originalmente designado Festival de Música de Verão) que já conta com 47 edições ininterruptas.

Rodrigo Oliveira - Maestro

Rodrigo Oliveira iniciou os seus estudos musicais no Centro de Cultura Católica do Porto em 2006, no curso de música litúrgica que abarca a classe de piano e o instrumento principal, órgão. Depois de um interregno nos estudos decide prosseguir estudos na Universidade do Minho, no curso de Direção Coral na classe do professor Artur Pinho Maria e Pedro Neves. Terminando apenas o primeiro ano de licenciatura, os estudos continuam na Universidade de Aveiro onde termina a licenciatura em Direção, Teoria e Formação Musical na classe de direção dos professores e maestros Vasco Negreiros e António Vassalo Lourenço. Neste momento, frequenta a Universidade do Minho, no Mestrado em Ensino de Música vertente Direção Coral e Instrumental e Formação Musical, na classe de direção coral do professor e maestro Vítor Lima.

Como instrumentista realizou alguns concertos de órgão, aquando dos seus estudos, destacando o recital final na Sé Catedral do Porto.

Como pianista acompanhador, teve experiência a acompanhar instrumentistas e cantores ao longo da sua licenciatura, exercendo funções na Academia de Música de Paços de Brandão e atualmente, no Centro de Cultura Musical/ARTAVE.

Atualmente é professor de piano, formação musical e classe de conjunto na Escola de Música da Paróquia Nossa Senhora da Boavista assumindo a função de gestão da mesma e professor de Coro no Centro de Cultura Musical/Artave.

Na área de direção coral, é diretor artístico e maestro do coro Voces Verbi, um coro de vozes masculinas, do coro Almagraham, um coro de vozes mistas, do Grupo Coral da Igreja dos Pastorinhos, pertencente à Paróquia de Nossa Senhora da Boavista e do Coro CIRAC em Paços de Brandão.

Com o Coro Voces Verbi, na participação no Vocal Art Choir Competition, obteve o prémio de Melhor Maestro e o 2º lugar da competição com o mesmo coro.

COROS AMIGOS

Colégio de Lamas

Schola Cantorum – Nogueira da Regedoura

COROS PROFISSIONAIS

Schola Cantorum – Colegiada de Cedofeita

Voces Verbis