Fimuv – Festival Internacional de Música de Paços de Brandão
Programa
O Coro do CiRAC tem sede em Paços de Brandão. Foi formalmente fundado em 1976 e tem desenvolvido uma atividade musical Litúrgico-profana, com uma incursão por estilos musicais muito diversificados e arrojados.
A direção musical do Coro esteve a cargo, desde a sua formação, dos maestros Mário Anacleto (um dos fundadores do coro e do CiRAC), Emanuel André Melo, Silvina Tavares, José Resende, Georgina Teixeira, Ernesto Coelho e Vitor Sousa. Atualmente é seu diretor musical o maestro Rodrigo Oliveira.
Esteve presente em diversos encontros de coros, do Norte ao Sul do país. Participou em concertos em Aveiro, Viseu, Coimbra, Évora, Montemor-o-Novo, Faro, Porto, Lisboa, Ovar, Santa Maria da Feira, e em muitas outras localidades. Tem participado, desde a sua primeira edição, no Festival Internacional de Música de Verão de Paços de Brandão (originalmente designado Festival de Música de Verão) que já conta com 47 edições ininterruptas.
Rodrigo Oliveira iniciou os seus estudos musicais no Centro de Cultura Católica do Porto em 2006, no curso de música litúrgica que abarca a classe de piano e o instrumento principal, órgão. Depois de um interregno nos estudos decide prosseguir estudos na Universidade do Minho, no curso de Direção Coral na classe do professor Artur Pinho Maria e Pedro Neves. Terminando apenas o primeiro ano de licenciatura, os estudos continuam na Universidade de Aveiro onde termina a licenciatura em Direção, Teoria e Formação Musical na classe de direção dos professores e maestros Vasco Negreiros e António Vassalo Lourenço. Neste momento, frequenta a Universidade do Minho, no Mestrado em Ensino de Música vertente Direção Coral e Instrumental e Formação Musical, na classe de direção coral do professor e maestro Vítor Lima.
Como instrumentista realizou alguns concertos de órgão, aquando dos seus estudos, destacando o recital final na Sé Catedral do Porto.
Como pianista acompanhador, teve experiência a acompanhar instrumentistas e cantores ao longo da sua licenciatura, exercendo funções na Academia de Música de Paços de Brandão e atualmente, no Centro de Cultura Musical/ARTAVE.
Atualmente é professor de piano, formação musical e classe de conjunto na Escola de Música da Paróquia Nossa Senhora da Boavista assumindo a função de gestão da mesma e professor de Coro no Centro de Cultura Musical/Artave.
Na área de direção coral, é diretor artístico e maestro do coro Voces Verbi, um coro de vozes masculinas, do coro Almagraham, um coro de vozes mistas, do Grupo Coral da Igreja dos Pastorinhos, pertencente à Paróquia de Nossa Senhora da Boavista e do Coro CIRAC em Paços de Brandão.
Com o Coro Voces Verbi, na participação no Vocal Art Choir Competition, obteve o prémio de Melhor Maestro e o 2º lugar da competição com o mesmo coro.
Colégio de Lamas
Schola Cantorum – Nogueira da Regedoura
Schola Cantorum – Colegiada de Cedofeita
Voces Verbis