2 de Outubro, 2021
Horário: 22:00
Local: Cineteatro António Lamoso
Cidade: Santa Maria da Feira

Iniciação” propõe revisitar a génese do Ballet Contemporâneo do Norte, a sua missão e os profissionais que assistiram à sua construção. O título remete, simultaneamente, para as práticas ritualísticas do início e/ou da passagem, mas também para os processos pedagógicos de transmissão introdutória de conhecimento. Mas mais do que catalogar, antologicamente, 25 anos de produção, “Iniciação” pretende (re)pensar o futuro de uma companhia através da (re)ativação da memória do seu impulso e das suas paixões iniciais. Protagonizada pela fundadora da companhia Elisa Worm (n. 1939), “Iniciação” investe num território nostálgico e sensível, mas também paradoxal, fazendo co-habitar objetos documentais e poéticos, discursos reais e ficcionados, e aglutinando passado e futuro numa dramaturgia paralela e perpendicular ao tempo presentificado do/no palco. Um regresso a um tempo, enevoado no Tempo, que era feito de relações intensas e contínuas, em reação a esse empreendedorismo freelance/fast- food que se apropriou das práticas artísticas contemporâneas. Também a inauguração simbólica de um novo ciclo para o Ballet Contemporâneo do Norte, construído pelos seus colaboradores, acompanhadores e cuidadores habituais.

 

FICHA TÉCNICA/ARTÍSTICA

Direção de Projeto e Co-Criação: Susana Otero
Direção Dramatúrgica e Textos: Rogério Nuno Costa
Primeira Bailarina e Co-Criação: Elisa Worm
Corpo de Baile e coreografia: Carminda Soares, Maria Soares, Filipa Duarte e Susana Otero
Ensaiadores: Joclécio Azevedo, Jorge Gonçalves, Mariana Tengner Barros e Miguel Pereira
Desenho de Luz: Pedro Abreu
Composição Musical: Pedro Augusto
Figurinos: Jordann Santos
Fotografia e Vídeo: Miguel Refresco
Produção: BCN e Filipa Duarte
Co-produção: FIMUV – Festival Internacional de Paços de Brandão
O BCN é uma estrutura financiada pela DGArtes – Direcção Geral das Artes e pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira

 

Elisa Worm

Nascida a 14 de julho de 1939 em Lisboa, Elisa Worm inicia a sua formação em dança clássica aos 15 anos.

1954/1958: Curso de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa e Círculo de Iniciação Coreográfica sob orientação de Margarida de Abreu. 1958/1960: Royal Ballet School, Londres, sob orientação dos professores Anne Stringer, Barbara Fewester, Errol Addison e Palmela May. 1960/1962: Joana Denise e Anna Northcourt (Londres).

1967/1969: Tatiana Gzovsky, Llene Gzovsky e Miloslav Lipinsky (Berlim).

Bailarina do extinto Ballet Gulbenkian entre 1969 e 1976. Diretora do Conservatório Nacional de Dança durante 6 anos. Funda, em 1978, a primeira Companhia de Dança portuguesa independente, o “Dança Grupo”, ativo e em tournée durante 12 anos.

Em 1995, funda o Ballet Contemporâneo do Norte, ativo ainda hoje com direção artística de Susana Otero. Reformada, na profissão mas não nos seus ideais, continua ativa no meio das Artes através do seu trabalho na Companhia Maior, companhia de teatro, e em colaboração com projetos artísticos em que acredita e dá o seu cunho pessoal através da partilha do seu extenso conhecimento e experiência de 50 anos de carreira.