Fimuv – Festival Internacional de Música de Paços de Brandão

Orquestra Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira

dir Paulo Martins

Solista Manuel Dias, Percussão

Um concerto sublime, que celebra o Dia Mundial da Música, dirigido pelo maestro Paulo Martins e acompanhado pelo jovem solista Manuel Dias, laureado com o ‘Prémio Orquestra’ no XVII Concurso Internacional Paços’Premium. Realizado em parceria com a Academia de Música de Paços de Brandão, o concerto selecionou o melhor solista que irá apresentar-se com a Orquestra Sinfónica de Jovens.

Programa

  • Muro de Derrête –  Frederico de Freitas
  • Sinfonia n.º 4 em mi m, op. 16 – Joly Braga Santos

 

     IV. Lento – Allegro con brio

     Epílogo – Largamente maestoso, ma non troppo lento

 

  • Concerto pour marimba (et Vibraphone) et orchestre – Darius Milhaud

 

     I. Animé

     II. Lent

     III. Vif

     Solista: Manuel Dias

Orquestra Sinfónica de Jovens

Orquestra Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira

Com um percurso consolidado, a Orquestra e Banda Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira é um projeto cultural e artístico reconhecido dentro e fora de portas, que cumpre relevantes objetivos de índole social, pedagógica e didática, com atual enfoque na educação para as artes. Dirigida pelo maestro Paulo Martins desde 2004, distingue-se pelas experiências formativas e de palco que proporciona aos jovens executantes, que encontram neste coletivo uma oportunidade pouco comum de vivenciar a música de forma plena.

Com um vasto currículo de atuações no país e no estrangeiro, nomeadamente Espanha, Itália, Bulgária, França e Alemanha, e distinguida com vários prémios em certames nacionais e internacionais, a Orquestra e Banda Sinfónica de Jovens é um projeto reconhecido, valorizado e apoiado pelo Ministério da Cultura e Município de Santa Maria da Feira.

Manuel Dias - Percussão

Manuel Dias iniciou os seus estudos no Conservatório de Música da Jobra em 2008, na classe de percussão do professor Leandro Teixeira. Em 2020, após completar o Curso Básico de Música, ingressou no Curso Profissional de Instrumentista de Sopro e Percussão da Art›J, com André Nadais e Sandro Andrade. Conquistou o 1° lugar (Categoria A) no Concurso Paços Premium, com prémio revelação e prémio orquestra, em 2024. Em 2021, obteve o 2° lugar no Festivalului International Rezonante Sonora Online (Bucareste) e o 2° prémio no Concurso de Marimba Tomarimbando (escalão C). Em 2017, recebeu o 3º Prémio (categoria D) no Concurso Paços Premium. Participou em workshops e masterclasses com diversos percussionistas e trabalhou com maestros como Paulo Martins e compositores como Vasco Mendonça. Realiza apresentações na ESART, Jobra, Casa da Música, bem como serviços com várias bandas filarmónicas. Frequenta o 2º ano de licenciatura na Escola Superior de Artes Aplicadas, na classe dos professores André Dias e Bruno

Costa.”