Fimuv – Festival Internacional de Música de Paços de Brandão
Programa
IV. Lento – Allegro con brio
Epílogo – Largamente maestoso, ma non troppo lento
I. Animé
II. Lent
III. Vif
Solista: Manuel Dias
Com um percurso consolidado, a Orquestra e Banda Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira é um projeto cultural e artístico reconhecido dentro e fora de portas, que cumpre relevantes objetivos de índole social, pedagógica e didática, com atual enfoque na educação para as artes. Dirigida pelo maestro Paulo Martins desde 2004, distingue-se pelas experiências formativas e de palco que proporciona aos jovens executantes, que encontram neste coletivo uma oportunidade pouco comum de vivenciar a música de forma plena.
Com um vasto currículo de atuações no país e no estrangeiro, nomeadamente Espanha, Itália, Bulgária, França e Alemanha, e distinguida com vários prémios em certames nacionais e internacionais, a Orquestra e Banda Sinfónica de Jovens é um projeto reconhecido, valorizado e apoiado pelo Ministério da Cultura e Município de Santa Maria da Feira.
Manuel Dias iniciou os seus estudos no Conservatório de Música da Jobra em 2008, na classe de percussão do professor Leandro Teixeira. Em 2020, após completar o Curso Básico de Música, ingressou no Curso Profissional de Instrumentista de Sopro e Percussão da Art›J, com André Nadais e Sandro Andrade. Conquistou o 1° lugar (Categoria A) no Concurso Paços Premium, com prémio revelação e prémio orquestra, em 2024. Em 2021, obteve o 2° lugar no Festivalului International Rezonante Sonora Online (Bucareste) e o 2° prémio no Concurso de Marimba Tomarimbando (escalão C). Em 2017, recebeu o 3º Prémio (categoria D) no Concurso Paços Premium. Participou em workshops e masterclasses com diversos percussionistas e trabalhou com maestros como Paulo Martins e compositores como Vasco Mendonça. Realiza apresentações na ESART, Jobra, Casa da Música, bem como serviços com várias bandas filarmónicas. Frequenta o 2º ano de licenciatura na Escola Superior de Artes Aplicadas, na classe dos professores André Dias e Bruno
Costa.”