Fimuv – Festival Internacional de Música de Paços de Brandão

Paços Premium & Cidade do Fundão

A criação do Concurso Paços' Premium na AMPB, no ano letivo de 2007/2006, foi o culminar de um projeto educativo sustentado num grande empenho de toda a comunidade escolar. Tratou-se de um concurso inovador/precursor nesta região, que conquistou, de imediato, uma dimensão notável confirmada pelo excecional número de concorrentes.

O inequívoco sucesso alcançado expressou-se também no número de alunos da AMPB premiados nas várias modalidades. No ano letivo de 2017/2016, alargou-se o Concurso para o âmbito internacional, alterando a sua designação para Concurso Internacional Paços' Premium apostando no estabelecimento de parcerias com instituições estrangeiras, membros do júri reputados a nível nacioonal e internacional, proporcionando novas experiências e pontos de referência para os concorrentes, projetando e catapultando o desempenho da instituição.

Programa

  • Concerto op.8, de Franz Strauss (11 min)
  • España, de Vitaly Buyanovski (4 min)
  • Morceau de Concert, de Camille Saint-Saëns (8 min)
Paços Premium

Telmo Rocha

Telmo Alexandre Cota Rocha, natural da Ilha Terceira e nascido em 2003, iniciou os seus estudos musicais na Sociedade Filarmónica Rainha Santa Isabel das Doze Ribeiras, ingressou mais tarde no Conservatório Regional de Angra do Heroísmo, na classe de Edgar Marques e é licenciado pela Escola Superior de Música de Lisboa, onde integrou a classe dos professores Paulo Guerreiro e Luís Vieira.

Já foi selecionado para as duas orquestras de jovens mais prestigiadas da Europa, a Gustav Mahler Jugendorchester e a European Union Youth Orchestra, e toca regularmente em diversas orquestras profissionais de norte a sul do país e ilhas, como, por exemplo, Orquestra Gulbenkian, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra Sinfonietta de Angra do Heroísmo entre várias outras. Faz também projetos como o Ensemble Orquestral da Beira Interior.

Teve masterclasses com grandes nomes do mundo da trompa como Adrian Martinez, Anneke Scott, Jörg Brückner, Kalervo Kulmala, Martin Owen, Nathaniel Silberschlag, Radovan Vlatković, Sarah Willis, entre vários outros.

E esteve sob a batuta de maestros renomados como Antonio Pappano, Christian Blex, Ingo Metzmacher, Jukka-Pekka Saraste, Kirill Petrenko, Manfred Honeck, Peter Stark, Teodor Currentzis e Tobias Wögerer.

Como tutores na música de câmara teve profissionais como Hugo Assunção, Ian Bousfield, Martín Baeza-Rubio, Michael Sachs, Paulo Pacheco, Sérgio Carolino e Yasuhito Sugiyama.

Já gravou para a Antena 2 tanto com música de câmara como com orquestra.

 

Foi bolseiro da Fundação Barry Tuckwell e premiado em vários concursos nacionais e internacionais, como, por exemplo, no Paços Premium Internacional Music Competition (Prémio e Prémio de Excelência) e no Prémio Jovens Músicos (2º Prémio).