Fimuv – Festival Internacional de Música de Paços de Brandão
Pianista: Olga Vasilyeva
1. “Wenn mein Schatz Hochzeit macht”
2. “Ging heut morgen über’s Feld”
3. “Ich hab ein glühend Messer”
4. “Die zwei blauen Augen”
Pianista: Pedro Lopes
Nasceu no Porto em 2000. Iniciou o estudo do violino aos 6 anos com Andrea Moreira no Conservatório de Música do Porto. Em 2021 concluiu a Licenciatura na ESMAE, na classe de Vítor Vieira. Estudou também com Afonso Fesch. Em 2024 terminou o Mestrado em Performance na Hochschule für Musik Freiburg, com Julia Schröder. Ao longo do seu percurso trabalhou ainda com Miguel Borges Coelho, Sylvie Altenburger, Roglit Ishay, Liza Ferschtman, Jean-Christophe Dijoux, Wolfram Christ, Gunnar Persicke. Atualmente estuda com Sebastian Hamann.
Participou em diversos projetos de orquestra: OJ.com, Ticino Musica Festival Orchestra, Junge Deutsche Philharmonie, Orquestra XXI, Freiburg Philharmonisches Orchestra.
Participou nos festivais Old Ox Festival e International Mendelssohn Festival.
Em 2017 obteve o Prémio Orquestra do Norte, tocando como solista na Casa da Música. Em 2024 obteve o 1º Prémio do Prémio Jovens Músicos no Nível Superior de Violino.
Paralelamente tem vindo a especializar-se em violino barroco. Estudou com Benjamin Chénier na ESMAE e trabalhou com músicos como Hans-Christoph Rademann, Mayumi Hirasaki, Bertrand Cuiller, Evgeny Sviridov, Veronika Skuplik e Alfredo Bernardini.
Participou em academias como Bach Academy Stuttgart, MA Festival e Atelier Katharinas Hofmusik V.
Recentemente foi admitida no Mestrado em violino barroco na Hochschule für Musik und Darstellende Kunst Frankfurt, na classe de Petra Müllejans.
Pianista: Olga Vasilyeva
Nascida em 2002, Beatriz Patrocínio é uma soprano portuguesa licenciada em 2023 pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, onde se encontra atualmente a frequentar o Mestrado em Interpretação Artística na classe do professor António Salgado.
Na ESMAE participou na produção da Ópera “Os Noivos” de Francisco de Sá Noronha (2022) e na “Ópera Real” de Telmo Marques, Eugénio Amorim, Carlos Azevedo e Dimitris Andrikopulos (2023). Em Abril de 2024 estreou-se como Fiordiligi e Dorabella (“Cosi Fan Tutte”) no Teatro Helena Sá e Costa.
Participou em masterclasses com Isabel Alcobia, Elisabete Matos, Silvia Munteanu, Alexander Schmaltz, Irene Alfageme, Mario Diaz e Olesya Tutova. Em 2022 foi admitida no “Verão Clássico”, Lisboa, onde trabalhou com a soprano Anna Samuil. Em Janeiro de 2024 foi escolhida para estar em Maastricht, Países Baixos, nos European Opera Academy Open Days onde trabalhou com os professores Martin Hellström, Fausto Nardi e Willem Wentzel.
Em 2022 recebeu uma menção honrosa no “Prémio Helena Sá e Costa” (ESMAE) e em 2023 ganhou o 1º prémio do “Concurso Setúbal Voz”. Em 2024 venceu o 1º Prémio do Concurso Internacional de Canto do Alto Minho.
Trabalhou com maestros como José Eduardo Gomes, Jan Wierzba, Cesário Costa, entre outros. Em março de 2024 foi selecionada para se apresentar na Gala de Ópera do projeto Opera out of Opera no Teatro Helena Sá e Costa com a Orquestra Sinfónica da ESMAE, dirigida pelo maestro Michelangelo Galeati. Através do mesmo projeto estará, em fevereiro e março de 2025, em Oslo (Noruega) e Salzburgo (Áustria), onde se estreará como Mimi na ópera “Là Bohème” de Puccini.
Pianista: Pedro Lopes