Fimuv – Festival Internacional de Música de Paços de Brandão
Programa
O Duo Sofia Leandro e Bruno Santos nasceu em 2016, no Brasil.
Explora música original e adaptada para violino e percussão, e dedica-se à divulgação da música de compositores da América Latina e da lusofonia. Em 2018, surgiu a oportunidade do Duo colaborar com o renomado compositor brasileiro Harry Crowl, o que resultou no Concerto nº4, para violino e percussão, em forma de via-crucis sobre o nome de Marielle Franco. A obra foi estreada em 2019 e será lançada brevemente em CD. Desde 2020, o Duo participa no Festival Escuta Aqui!, dedicado à promoção e divulgação de música contemporânea, com edições online e presenciais, tendo já estreado várias peças inéditas de compositores do Brasil, de Portugal, da Argentina e dos Estados Unidos da América.
Sofia Leandro é natural de Santa Maria da Feira, onde iniciou os estudos musicais, na Academia de Música. Concluiu o curso profissional de Prática Orquestral/Instrumento Violino na Escola Profissional de Música de Espinho (EPME), a Licenciatura em Música/Violino e o Mestrado em Ensino de Música na Universidade de
Aveiro, e em 2024 terminou o doutoramento em Performance Musical na Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil). Ao longo dos anos de estudo de violino, teve como professores Januário Sousa, Joana Seybert, Emilia Vanguelova, Keiko Wataya, Helena Satué, Zoltán Sánta e Edson Queiroz.
Iniciou a prática orquestral na Orquestra Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira, na época dirigida pelo maestro Osvaldo Ferreira. Na EPME, foi concertino da Orquestra entre 2004 e 2006, sob direção do maestro Cesário Costa. Em 2006, foi convidada para participar na Remix Orquestra, o que marcou o início das suas experiências profissionais no meio orquestral. Nos anos de atividade profissional em Portugal, integrou várias orquestras, nas quais teve oportunidade de trabalhar com maestros de renome nacional e internacional. Destacam-se a Orquestra Clássica de Espinho (como concertino), Remix Orquestra e Remix Orquestra Barroca, Orquestra do Festival de Ópera e Música de Câmara de Ponte de Lima, Orquestra Filarmonia das Beiras e Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música.
Como solista, em 2009, obteve o 3º prémio no Concurso Nacional Paços’ Premium, o 2º prémio no Concurso
Internacional “Cidade do Fundão” e o 3º prémio ex-aequo no Concurso José Augusto Alegria em Évora. Em 2010, foi finalista do concurso para a Bolsa Yamaha. O seu interesse por música de câmara aprofundou-se a partir dos últimos anos de formação em Portugal. Em 2011, fundou o Trio Ímpar (saxofone, violino e piano) e iniciou um projeto em duo com a pianista Maria Francisca Fernandes, grupos de câmara com os quais trabalhou e interpretou principalmente repertório dos séculos XX e XXI.
A par da atividade artística, desenvolveu diversos trabalhos na área da educação musical. Foi professora de violino, classes de conjunto e iniciação musical em escolas do ensino artístico do norte de Portugal. Entre 2012 e 2015 fez ainda parte da equipa de colaboradores do Serviço Educativo da Casa da Música ( Porto, Portugal), com a qual desenvolveu concertos e workshops com e para diversas comunidades.
Em 2017, Sofia Leandro tornou-se professora efetiva na Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), cidade do interior de Minas Gerais, onde é professora de violino e coordena um programa de ensino coletivo de violino para crianças dos 3 aos 12 anos, “Pequenos Grandes Violinistas”.